terça-feira, 29 de junho de 2010

Os Chakras Básicos

Os Chakras
Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões e atitudes com equilíbrio e consciência. 

A ativação e harmonização dos chakras é muito fácil, as vezes deixa suspeitar que os sábios antigos complicaram este conhecimento, para que a humanidade não subestimasse seu verdadeiro valor. Ou, talvez, seja o resultado de uma consciência nova, um novo passo evolutivo, que deixa este tesouro de sabedoria de acesso mais fácil, e desta forma atinge mais pessoas.

Para trabalhar os nossos chakras efetivamente não precisa muita coisa, não precisa ter clarividência, nem ser intuitivo, ou outras destas capacidades elevadas. Durante um trabalho você vai provavelmente sentir que a sua sensibilidade para as energias mais sutis vai aumentar, quase automaticamente.



Chakra é uma palavra Sânscrito (Shakra) que remonta há milhares de anos e seu significado é roda. 
Sua função é a troca de energia entre o organismo e o universo. 
Os mesmo, tanto captam como emitem energia. 
Possuímos milhares de Chakras no corpo, mas somente 7 são os principais. 
Os mesmos estando equilibrados, fazem com que nos sintamos fortes e saudáveis. 
Os Chakras em desequilíbrio acarretam vários fatores, citarei um por vez para que possam fazer uma análise de como você está. 


Chakra Básico - (Chakra Raiz, Chakra Básico ou Radico)
Localização - Extremidade final da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais.

Função: Ligação com o mundo material, energia física, a vida na Terra. 
Disfunções: Excesso de peso, fadiga, tensão nervosa, raiva, impaciência, vícios, vergonha, etc... Este Chakra estando em equilibrado, à pessoa demonstra gosto pelo que faz, é determinado e consciente, vê com tranqüilidade tudo o que envolve a vida na Terra. 


Chakra Esplênico (Chakra Sacro ou Chakra Sexual)
Localização - Órgãos sexuais.



Função: Sexualidade e reprodução familiar. 
Disfunção: medos e fantasias negativas, inferno pessoal, cólicas, espasmos musculares, rejeição, solidão, ciúme, inveja, depressão, etc... Este Chakra equilibrado garante bom relacionamento, sentimento de prazer na vida. 



Chakra Solar (ou Solear) - (Chakra do Umbigo ou Umbilical)
Localização - Area do Ponto do Umbigo, plexo solar.

Função: Personalidade, vitalidade, auto-estima, vontade, proteção contra vibrações negativas. 
Disfunção: preconceito, egoísmo, a obstrução deste Chakra causa disfunção nos outros Chakras, sentimento de inferioridade ou superego, ambição em excesso, alergias. 



Chakra Cardíaco - (Chakra do Coração ou Cardíaco)
Localização - No centro do peito, sobre o esterno, ao nível dos mamilos.



Função: Amor incondicional, união, companheirismo. 
Disfunção: Pânico, solidão, desilusão, palpitações, pressão alta, intoxicação, afeta os pulmões, chantagens emocionais. Este Chakra em perfeita harmonia aceita as coisas com naturalidade, relaciona-se com tudo e com todos sem nada querer em troca. 


Chakra Cervical - (Chakra da Garganta ou Chakra Laríngeo)
Localização - Garganta.



Função: criatividade, iniciativa, comunicação. 
Disfunção: limitação, insegurança, submissão, faringites, amidalites, bruxismo, congestão. Este Chácara reequilibrado torna a comunicação excelente, com criatividade e auto disciplina. 




Chakra Frontal - (Terceiro Olho ou Chakra Frontal)
Localização - Na testa, entre as sobrancelhas.



Função: raciocínio lógico, intuição, percepção extra-sensorial. 
Disfunção: vícios, falta de raciocínio, confusão mental, falta de objetivo, instabilidade, fanatismo, entre outros. Em harmonia este Chakra torna a pessoa mais centrada, utiliza sua intuição moderadamente e a seu favor, raciocínio lógico e rápido, adquire tranqüilidade. 


Chakra Coronário - (Chakra Coroa ou Coronário)
Localização - No topo da cabeça, bem no centro.



Função: plenitude, fé, ligação com energias superiores. 
Disfunção: desorientação, histeria, fobias, neuroses, insônia, enxaqueca, possessão, obsessão e materialismo excessivo. 



Este Chakra só se encontra plenamente em harmonia e consciente, após o reequilíbrio de todos os outros, pois recebe energia que advêm deles. Em perfeito funcionamento eleva a fé, passa-se a ter consciência universal, observa-se a perfeição do ser, passa-se a ter uma paz profunda. 



As más condições emocionais geram sentimentos de vibrações negativas que refletem nos Chakras, criando assim bloqueios energéticos causando os problemas citados na descrição de cada Chakra.